Muitas pessoas acabam adiando a decisão de fazer aula de pilates ou mesmo desistindo quando se deparam com os preços. O pilates traz benefícios incomparáveis à saúde, mas por que será que essas aulas são mais caras que as de ginástica comum?
O valor cobrado pelas aulas de Pilates está associado ao alto nível da formação dos profissionais, ao custo de investimento inicial, equipamentos e ao pequeno número de alunos por aula.
Nesse ponto acho que vale a pena destacar alguns itens:
- Formação dos Profissionais: Atualmente quem pode ministrar aulas de Pilates é o profissional de Fisioterapia e de Educação Física. No entanto, pela experiência que tenho apenas a formação em Pilates não dá toda a “base” necessária. É importante que o profissional já tenha experiência clínica para avaliar, indicar, corrigir e demonstrar a forma correta de realização do exercício proposto ao aluno. Além disso, um bom profissional continua investindo na sua formação anualmente. É natural que o mais qualificado, que se recicla com freqüência para se manter atualizado, cobre um valor diferente daquele que optou por outro caminho.
- Custo dos Equipamentos: O investimento em um bom curso para formação de professores de Pilates pode chegar a R$ 11.000,00 e cada equipamento custa em torno de R$ 5.000.
- Atendimento personalizado: As aulas de Pilates, quando não são individuais, são dadas para duas ou três pessoas, no máximo. Aqui no Studio, temos como política o número máximo de dois alunos por aula e que tenham um mesmo perfil. Ao contrário das aulas de ginásticas em academia, que chegam a somar 20 ou mais pessoas numa mesma sala, com grande dificuldade do professor corrigir as posturas erradas dos alunos. Muitas vezes é nesse momento que o aluno acaba se machucando ou fazendo simplesmente os exercícios que mais gosta.
O Pilates é baseado na atenção e consciência corporal. O olhar do professor é fundamental a cada movimento do aluno, como um personal-fisio (fisioterapeutas) e/ou personal trainer (educadores físicos).
Na minha conduta profissional o aluno (pilates) e/ou paciente (fisioterapia) são a “atração principal”, ou seja, toda dedicação, carinho e atenção são dadas a eles no momento do atendimento para que possam alcançar os objetivos propostos.
Realizar uma atividade física com um professor só para você, com os aparelhos só para você e com a música que você gosta é a uma nova tendência entre os alunos que não gostam de ambientes cheio e filas para usar os equipamentos.
É importante ressaltar que o custo vale pelo tamanho do benefício. O Pilates conquistou o mundo pelo rápido resultado apresentado com uma rotina de treino.
Sendo assim reveja seus conceitos, mude de atitude e cuide sua Saúde
PRÓXIMO TEMA: PILATES EM RITMO DE COPA DO MUNDO
Um comentário:
Querido amigo!
Venho parabenizar-te pelo teu blog! MUITO BOM MESMO!!!! Fiz um blog recentemente...e estou a adaptar-me ao mundo virtual...hehehe!Ainda preciso aprender a mexer direitinho...hehehehe Saiba que vou me inspirar em ti!
Adorei os assuntos...tudo haver com meu trabalho hoje!
Abraço gigante e boa sorte em tudo na tua vida!
Kassi
Postar um comentário