Olá Pessoal!
Entramos em Ritmo de Copa do Mundo e torcendo pelo Brasil, porém antes da matéria gostria de fzer dois esclarecimentos:
1) Caso vocês tenham percebido, o layout do Blog modificou um pouco, ficando dessa forma mais dividido e claro as matérias nas quais eu coloco.
2) Outra modificação importante foi uma enquete que está localizada no lado direito do Blog, com a finalidade de conhecer o que as pessoas esperam de um Studio e/ou de um Consultório de Fisioterapia. Cada pergunta terá um período de 30 dias para ser respondida. Gostaria na medida do possível que vocês votassem para que possamos cada vez mais aprimorar nosso serviço. Agradeço o auxílio e boa vontade de todos
Bom vamos ao que interessa, segue abaixo uma matéria muita bacana sobre o Método Pilates e o Futebol.
Olhando televisão na semana passada, um dia antes de iniciar os jogos, observei que toda a seleção da África do Sul estava realizando exercícios de Pilates antes de inciar o último treino. Incrivel....todos os jogadores estavam realizando alongamentos e exercícios que praticamos aqui no Studio, por essa razão coloco uma matéria sobre o Time do Chelsea, da Inglaterra, que realizou sessões de Pilates durante a temporada Inglesa. Segue:
Pilates, o campeão do futebol inglês
O campeão da temporada 2009/10 é o Chelsea FC. Não é de se estranhar que o campeão inglês se beneficie do método Pilates.
Lynne Robinson, co-fundadora e diretora da Body Control Pilates Education e da Body Control Pilates Association, utiliza o método Pilates com a equipe do Chelsea Football Club desde fevereiro de 2009 onde realiza um trabalho de prevenção de lesões e reabilitação. Como resultado da utilização do método, o time teve melhor preparo em relação ao desgaste físico devido à maratona de jogos, menor frequência de jogadores no setor de reabilitação do time, entre outros fatores que auxiliaram a equipe a obter o título do campeonato.
No decorrer do processo de evolução do treinamento esportivo várias técnicas surgiram, algumas mais específicas e funcionais, outras com um pouco mais de valor biomecânico/fisiológico. Pensando nisso e procurando periodizar o treinamento cada vez mais específico para o esporte pretendido ou voltado à saúde, minimizando ao máximo os erros, surgem o Treinamento Funcional e o Pilates que objetivam trabalhar o corpo de maneira íntegra e não isolada, adaptando-o de maneira funcional ao movimento escolhido.

Quando se pensa em treinamento desportivo voltado para o futebol, algumas questões muito importantes não devem ser esquecidas, bem como os princípios do treinamento desportivo.
O princípio da especificidade objetiva as adaptações funcionais que o corpo humano tem ao programa de atividade que lhe foi proposto. Dentre estas adaptações estão relacionadas: angulações das articulações do corpo no chute e movimentos específicos, metabolismo energético predominante, substrato energético primário, postura adequada para ganho de velocidade e força nos movimentos, fortalecimento do core (centro corporal), quantidade de músculos e articulações envolvidas no movimento, mobilidade articular, entre outros.
Dessa forma, o atleta necessita ter um controle de seu corpo em relação à gravidade que seja bastante funcional em relação aos movimentos específicos do futebol. Para tal, ele precisa ter as qualidades físicas corporais bem desenvolvidas, e sem perturbações de modo a coordenar e alinhar seu organismo dentro das possíveis exigências de um movimento corporal bastante eficaz e preciso, evitando assim, as muitas lesões que possa ter no futuro. Uma postura correta, por exemplo, representa um ganho de performance imenso e ela pode ser obtida com exercícios de equilíbrio e fortalecimento do corpo de uma maneira íntegra.

• Diminuição de lesões articulares e musculares.
• Melhoria do equilíbrio muscular.
• Melhoria da consciência e controle postural na realização dos movimentos específicos.
• Maior estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos, que são essenciais para realização do chute no futebol.
• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico.
• Economia de esforços em movimentos desnecessários.
• Aumento da eficiência dos movimentos.
Todo programa de exercício elaborado dentro dos princípios desse tipo de treinamento trará benefícios para o atleta. O mais importante é minimizar os erros para que a performance atlética seja alcançada no decorrer da exigência.
Fonte: Revista Pilates e Tiago de Araújo Carneiro
PRÓXIMO TEMA: FUTEBOL E PILATES - PARTE FINAL
Um comentário:
Parabenizo pela matéria. Tenho toda certeza que muitas lesões poderiam ser evitadas se os atletas do nosso futebol alongassem seus grupos musculares como alongamos no método Pilates. No método Pilates há a técnica para se alongar. Jogadores de futebol não alongam com seriedade, precisamos despertar este interesse. Sucesso.
Postar um comentário