quarta-feira, 4 de agosto de 2010

HISTÓRIA DE VIDA – O PILATES E A ONCOLOGIA

O ciclista americano Lance Armstrong é um colecionador de feitos quase impossíveis. Aos 25 anos, venceu um câncer que atingiu seus testículos, pulmão e cérebro. Três anos depois do diagnóstico e um após o fim do tratamento, foi pela primeira vez campeão da Volta da França, prova ciclística mais tradicional e importante do planeta. Na semana passada, aos 33 anos, venceu pela sétima vez consecutiva a competição, tornando-se absoluto num esporte amplamente dominado pelos europeus. E anunciou sua aposentadoria como um dos grandes ídolos esportivos do mundo.

Na lista das maiores celebridades da revista Forbes, aparece à frente do piloto Michael Schumacher e do jogador de futebol David Beckham, ambos praticantes de esportes muito mais populares internacionalmente. Lance Armstrong's War ("A Guerra de Lance Armstrong"), livro lançado em junho, está entre os mais vendidos dos Estados Unidos.

"O exercício físico pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo durante e após o tratamento do câncer. Permanecer ativo durante este período foi fundamental para mim no sentido de estar com câncer testicular metastático na melhor forma possível, tanto física como mentalmente. Na verdade, acredito firmemente que o meu programa de exercícios - especialmente concebido para acomodar os meus tratamentos e consequente mudança na aptidão física - colocou-me na condição física e mental que era necessário para eu ser capaz de vencer o Tour de France" - Lance Armstrong, 07 vezes vencedor do Tour de France

Os efeitos colaterais relacionados com o tratamento do câncer, como diminuição do nível de energia, fraqueza muscular, quedas no status funcional e massa corporal têm sido bem documentados. Programas de exercícios que impedem o descondicionamento e aumentam a força e o equilíbrio, como o Pilates, podem fornecer um meio eficaz de melhorar os efeitos neuromusculares dos tratamentos.

Benefícios do Exercício para a pacientes oncológicos

• Melhora os níveis de energia
• Melhora o equilíbrio e controle
• Maior tolerância de medicamentos tóxicos
• Reduz os sentimentos de ansiedade e depressão
• Melhora a auto-confiança
• Diminui o stress e a tensão

Você não tem que ser um atleta profissional para ter os benefícios da atividade física durante e após o tratamento do câncer. A American Cancer Society recomenda que a atividade física e instrução do exercício seja incluída como um componente de assistência oncológica integral.

Pilates exercício programa para a recuperação do câncer:

Praticamente qualquer exercício pode ajudar pacientes com câncer, em tratamento ou recuperação do tratamento. No entanto, Pilates provou ser um dos programas de exercício mais seguros para o paciente oncológico. O Pilates oferece uma reintrodução não impactante ou a introdução, pela primeira vez, para o exercício, que pode ajudar pacientes com câncer a recuperar a resistência física e a saúde emocional. Pilates é um exercício total do corpo que aumenta a circulação, flexibilidade e força. Os exercícios de Pilates podem ser facilmente modificados para acomodar qualquer prejuízo, desequilíbrio ou área frágil do corpo.

As opções dos exercícios assistidos em Pilates são um bom ponto de partida. Existem infinitas opções para desafiar o paciente, como se movem através de seu tratamento e melhorar fisicamente. O paciente pode atingir pequenas metas rapidamente o que contribui com o senso global de realização e bem-estar.

Fonte: Modificado pelo autor do Blog

PRÓXIMO TEMA: HISTÓRIA DE VIDA - PARTE II

Um comentário:

Anônimo disse...

q ótimo termos estes esclarecimentos,campeoes tiveram sucesso,sempre precisaram fazer tanto esforço p manter-se nestas posições ,então nós campeoes do dia a dia temos neste apoio mais do q um suporte mas uma qualidade de vida !!!!!!!!!!!!!!!